Quarta Igreja Presbiteriana de Suzano Igreje Presbiteriana do Brasil

Pastorais

SE FORES COMIGO, IREI;

Indique para um amigo

Seu nome:
E-mail amigo:
Enviar
Data: 12/09/2010

"PORÉM SE NÃO FORES COMIGO, NÃO IREI"

Há cerca de cento e cinqüenta anos, havia no País de Gales um velho pregador que foi convidado para pregar por ocasião de um congresso numa pequena cidade. O povo já se havia reunido, mas o pregador não chegava. Assim, o pastor local e outros dirigentes enviaram uma moça à casa em que estava hospedado o pregador para dizer-lhe que esperavam por ele e que estava tudo pronto. A jovem partiu, e quando voltou, disse: “Não quis incomodá-lo. Ele estava conversando com alguém”. “Ora”, disseram eles, “isto é muito estranho, porque todas as pessoas estão aqui. Volte lá e diga-lhe que já passou da hora e que ele tem que vir”. Assim, a moça foi lá de novo, retornou e relatou: “Ele está falando com alguém” “Como você sabe disso?”, perguntaram-lhe. Ela respondeu: “Eu o ouvi dizer à outra pessoa que está com ele estas palavras: se não fores comigo, não irei pregar àquelas pessoas”. “Oh, está tudo bem”, replicaram os ministros. “Então vamos ficar esperando”.

O velho pregador bem sabia que pouco a pouco adiantaria sair para pregar, a menos que tivesse a certeza de que o Espírito Santo iria com ele e lhe daria autoridade e poder. Era suficientemente sábio e tinha suficiente discernimento espiritual para negar-se a pregar enquanto não estivesse certo que dispunha dessa autoridade, de que o Espírito Santo ia com ele e falaria por intermédio dele. Eu e você, contudo, muitas vezes pregamos* sem Ele, e toda a nossa inteligência e erudição, toda a nossa ciência e toda a nossa apologética levam a nada, porque nos falta a autoridade do Espírito Santo.
____________________

*Este discurso foi dirigido originalmente a estudantes. Mas todo aquele que é cristão prega em tudo que ele é e faz o tempo todo!

D.M. Lloyd-Jones