Texto da mensagem: I Sm 2.6-7;

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 1 Samuel 2:6,7

Introdução

Quem é Deus e quem somos nós?

Deus é Espírito, Infinito, Eterno e Imutável, tudo o que não somos. Somos de carne e ossos, mal sabemos o que se passa no quintal de nossa casa, no quarteirão ao lado, no outro bairro, etc…; mais cedo ou mais tarde morreremos, quer por vírus, quer por outro motivo qualquer, temos nossos dias contados; o planejamento que fizemos até ontem, já mudou, aquela opnião que tínhamos sobre algo pode ter mudada.

Sobre a infinitude e eternida de Deus, nós precisamos de computadores e servidores para controlar grande volume de informação, qual seria o tamanho do computador para armazenar informações de universo todinho, e de todo tempo? Seria do tamanho do infinito? Como diz o apóstolo Paulo no final de Rm 11, “…quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?…”, quão insondáveis os Seus juízos e inescrutáveis os Seus caminhos. Resumindo, não temos capacidade de compreender plenamente um Deus com todos esses atributos, mas, Ele nos concede, tanto aos mais inteligentes como aos menos, a capacidade de reconhecer que a salvação é dom de Deus, lembrou do hino do Semear? Se lembrou, missão cumprida! Deus tem uma capacidade em Seu ser de armazenar toda informação de tudo e de todo tempo.

O texto lido faz parte do cântico de Ana, mãe de Samuel, que não podia ter filhos, orou para ter, teve até mais de um e consagrou Samuel a Deus. O cântico é de louvor em agradecimento ao milagre concedido. Talvez hoje não tenha muito sentido, para muitos, isso mesmo, muitos, pedir um filho nestes tempos de muita correria, objetivos de vida a cumprir, as festas e viagens que serão perdidas. E criar filhos dá trabalho, e que trabalho bom e agradável, e temos que abrir mão de muitas coisas que gostamos.

Talvez o milagre da cura compreenderíamos com mais facilidade, nesse momento de pandemia. Só lembrando que os filhos são herança de Deus (Sl 127)!

O texto para a mensagem expõe 4 contrastes: tira e dá a vida; faz descer e subir da sepultura; tira e dá os recursos financeiros e faz descer e subir sua auto estima. Sempre começando do pior e terminando no melhor!

Então meditemos nesses quatro pontos:
1. Deus tira a vida e a dá.
O que é vida? Há muitas respostas, os dicionários tem as suas. GN 1.7 diz que Deus formou o homem do pó da terra
e soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente. Creio nesta verdade! Isso é vida!
Davi fala dos dias da vida que são contados no TEU LIVRO, e que Deus os conhece até antes de haver dia, Sl 139.
Que a vida é breve como um picar de olhos, como uma neblina, etc…

2. Deus faz descer e subir da sepultura.
Se formos hoje para Israel, será que encontraremos Lázaro? Não! Ele morreu, Jesus o ressuscitou, ele voltou a vida normal, um dia morreu e está aguardando a Volta de Cristo

O montão de ossos do Vale do ossos secos, ganharam carne e vida, e depois morreram, iguais a Lázaro. Em at 20, Paulo prolongou sua exortação até meia-noite e o jovem Êutico cochilou, caiu do terceiro andar e
foi levado morto. Em seguida, Paulo diz que a vida nele está. Por uns instantes já se pensava no funeral, e de repente, vivo, vivinho, milagre de Deus!

3. Deus retira os recursos financeiros e os concede.
Quando a situação financeira está difícil, nós colocamos a causa disso em que? Na crise do país, na corrupção, em nossa incompetência, enfim, vários motivos temos para alegar nossa pobreza.
E quando tudo vai bem, tudo dá certo, a conta bancária está bem gorda, quem é o responsável? Muita fezes, creditamos isso em nossa capcidade intelectual, em nossa coleção de diplomas, nas várias promoções na carreira profissional, e assim vai.
Dt 8.17-18, a liçao é: se temos riqueza, não podemos dizer que a conseguimos por causa da nossa capacidade.
II Tm 6.8, na dificuldade a lição é: veja relato de Paulo sobre a necessidade básica: alimento e vestimenta. Fique contente se só tiver (tudo) isso. Na verdade, repete as
palavras de Jesus na comparação com os pássaros e os lírios do campo. Nos momentos de escacês, Deus o ampara.
Na vida de Jó Deus deu e tirou, e a resposta de Jó foi: Louvado seja Deus!

4. Deus é quem abaixa e exalta.
Não ficamos chateados e deprimidos quando alguém nos humilha? Ou, nosso ego não fica lá em cima quando fazemos algo tão bom, mas, tão bom, que todos nos elogiam? Pois é, Penina, a outra mulher de Eucana tinha filhos, Ana não tinha. Eucana sabia que o ponto fraco de Ana era esse, não conseguir gerar filhos. Eucana toda vez lembrava Ana disso, Ana até chorava, quantos irmãos não choram pelas palavras que falamos? Mesmo nos momentos de humilhação, Deus tem algo a nos ensinar.
Quando Paulo diz que os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados, nessa inversão escatológica, haverá um dia, na verdade O DIA, em que tudo será revertido, se sua vida foi de baixa auto estima, o seu futuro, será de muita alegria! Ana experimentou tristeza e depois muita alegria!

Conclusão
Deus está absolutamente no controle de tudo.
Na vida, na morte, na doença, na saúde, pobreza, riqueza, humilhação, exaltação, Deus permitiu tudo isso em sua vida. Cantar hinos que sejam fiéis à Palavra de Deus.
Melhor que ter na mente aquela música chamada chiclete, e que gruda como chiclete, é ter um bom hino ou cântico que fale dos atributos de Deus. Assim nossa mente com uma boa música sendo constantemente repetida e cantada, vai sedimentando o nosso aprendizado. Aprendemos com repetição!
Somos imperfeito na presença do Deus Perfeitíssimo. Até o poderoso rei Davi se sentiu como uma de suas ovelhinhas quando disse: “O Senhor é o meu pastor…” Sl 23.1.

Aplicação
Cante o que retrate as verdades de Deus.
Pense na Soberania de Deus e não deixe de fazer as coisas com esse pensamento de que Deus faz tudo, lembre-se: temos responsabilidades, Deus atribuiu isso em nós e requer de nós.
Se você precisa de algo que é impossível de ser feito, peça a Deus, Ele tudo pode.
Muita vezes experimentamos muita alegria, mesmo nesse caminhar que muitas vezes é doloroso.
Estude, se prepare, seja o melhor aluno, seja o melhor empregado, o melhor vizinho, o melhor em tudo mas, faça tudo isso para a Glória de Deus.

Deus tenha misericórdia de nós!

Por Presb. Fernando Aguiar do Nascimento