O que representa, de fato, o Natal? Representa o nascimento daquele que trouxe a paz, a alegria e o amor. Um amor insondável, uma paz indescritível, uma alegria incomparável. Ele é a razão de nosso louvor, de nossa adoração. Ele é Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Salvador! O seu nascimento foi anunciado a alguns “pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite”. A sequência do texto de Lucas 2.8-14 continua da seguinte forma:

“E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

Este acontecimento maravilhoso teve lugar na história para que pudéssemos receber a graça maravilhosa de Deus. Ele nos alcançou e nos deu nova vida por meio de seu Filho Jesus Cristo. Este é o real significado do Natal para todos aqueles que já tiveram um encontro vivificador com o príncipe da paz, Jesus Cristo, o nosso Salvador.  Nenhum presente de Natal, por mais valioso que seja, pode aproximar-se da magnitude dessa obra gloriosa de Deus. E esta obra se resume nas palavras do apóstolo Paulo em Gálatas 4.3-5: “Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”.

Louvemos a Deus pelo nascimento do Salvador de nossas almas, nosso presente maior!

Rev. Jair Quirino