Neemias 4

Introdução

Estamos na obra de Deus; Ele nos chamou para ela. Grande privilégio é pertencer à igreja de Deus e realizar tudo aquilo que exalta o seu precioso nome! Entretanto, esta obra recebe afrontas e constantes ataques. O exame deste capítulo do livro de Neemias visa ao encorajamento de todos aqueles que estão na obra, e que precisam da força que vem de Deus para se manterem firmes. Neemias revela-se um homem de oração e, também, de muito trabalho. Sua confiança em Deus tem muito a nos ensinar. 

Inimigos inconformados

O capítulo 4 do livro de Neemias destaca a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém em pleno andamento. Os construtores estão empenhados na edificação e tudo parece caminhar muito bem.

Entretanto, Sambalate, governador de Samaria, ficou extremamente irado e procurou menosprezar os construtores publicamente. Sua intenção era humilhar o povo de Israel para que ficassem desanimados e parassem a obra.

Ele os chamou de fracos: “Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas?” (v.2).

Também desvalorizou a obra: “Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra.” (v. 3)

Vemos, nitidamente, que a intenção era afrontar os construtores para que, de alguma forma, interrompessem a obra de Deus.

Neemias, homem de oração

Neemias recorre ao Senhor, quando percebe uma grande perseguição tomando forma. Sua oração pôs em relevo um homem totalmente dependente de Deus. Ele teve o discernimento para afirmar que todas as acusações que faziam, antes de qualquer outra coisa, eram direcionadas ao próprio Deus, por isso este líder descansa na justiça divina (vs 4,5).

O avanço da obra

No verso 6, somos informados que, mesmo enfrentando essas primeiras provocações dos inimigos, o povo tinha ânimo para trabalhar, razão pela qual o muro se fechou até à metade de sua altura.

Perigo de ataque

Os inimigos da obra não se limitaram a provocar Israel apenas com palavras. Quando perceberam que o muro estava sendo concluído, acenderam-se em ira e ajuntaram-se para atacar Jerusalém e causar confusão ali (vs 7,8).

Entretanto, no verso 9, vemos que Neemias levou o povo a buscar ao Senhor e, também, estabeleceu guardas de dia e de noite para se protegerem dos possíveis ataques.

Foram várias as ameaças ao povo, mas todos os planos dos inimigos iam sendo frustrados.

Frentes de defesa

As zombarias foram enfrentadas com oração e muito trabalho.

A reconstrução dos muros não foi interrompida, mas com metade do povo fazendo a segurança contra os inimigos (v.16).

Ações e reações

Ao lermos o capítulo 4 de Neemias, podemos traçar uma sequência das ações dos inimigos, em contraste com as reações de Neemias, na condução do povo.

Versos 1 a 3: A ira dos inimigos e suas palavras de humilhação;

Versos 4 a 6: Neemias busca socorro em Deus e o povo trabalha com toda a disposição;

Versos 7 e 8: A nova tática dos inimigos: atacar Jerusalém;

Verso 9: Neemias busca socorro em Deus e estabelece guardas contra os inimigos;

Verso 10: Os edificadores enfrentam o desafio do cansaço;

Verso 11: Os inimigos querem atacar definitivamente;

Versos 12 a 14: Neemias reforça a segurança;

Versos 15 a 23: Deus frustra os planos dos inimigos, e os construtores não abandonam a vigilância diária.

Deste modo, observamos que Neemias revelou-se um líder capaz, mas que, em nenhum momento, deixou de depositar sua confiança somente em Deus. Ele orou e trabalhou, levando o povo a fazer o mesmo. É o que vemos no capítulo 4, verso14:  não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.

Aprendizado necessário

Precisamos da bênção de Deus e de sua ajuda na edificação em que Ele nos colocou. Sozinhos, o trabalho torna-se infrutífero e somos levados a desmaiar em nossas próprias canseiras (Sl 127.1). Aprendemos, no capítulo 4 de Neemias, sobre a importância de unir oração e trabalho.

Os adversários dos judeus menosprezavam a obra, procurando passar a ideia de uma construção frágil (v.3).

Hoje, a igreja do Senhor constantemente é atacada por inimigos que procuram acusar, denegrir e desanimar aqueles que estão na obra. Mas a segurança do crente está em Deus. É preciso recorrer a Ele em oração para que nos proteja e nos fortaleça para não abandonarmos o que estamos fazendo.

As Escrituras nos ensinam que, em Cristo, somos mais que vencedores (Rm 8.37). Jesus é Deus conosco em todos os momentos, ao mesmo tempo em que nos adverte que o mundo odeia aqueles que são transformados pela pregação do evangelho e que se unem ao povo de Deus (Jo 15.18,19).

Mesmo diante dos inúmeros ataques à fé evangélica, temos nossas forças supridas em Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, que certamente também concluirá a boa obra em nós (Fp 1.6). Amém!

Por, Rev. Jair B. Quirino