Cícero (106-43 a. C.), grande orador na República Romana, certa vez subiu à tribuna e, em seu discurso exclamou: “Ó Tempora, Ó Mores” (Que tempos, Que costumes). Com essa expressão ele quis denunciar os vícios e a corrupção que dominavam o império romano em seu tempo.

Creio que essa expressão se aplica de forma muito adequada aos nossos dias, e ganha maior sentido diante da tragédia sanitária que tem sacudido o mundo.

Em nosso país, de forma específica, já eram comuns as denúncias de corrupção nas várias esferas da sociedade. Agora, somou-se a essa desestruturação moral a pandemia do novo coronavírus.

O caos se instalou. O medo tem rondado as famílias brasileiras. A incerteza quanto ao futuro desfaz qualquer estimativa de novos projetos. A tristeza tem sido companheira nas dolorosas perdas de familiares, amigos e, de uma forma geral, de brasileiros que convivem com a dor da separação, motivada pelas mortes causadas por esse terrível vírus.

Diante desse quadro tão trágico, onde encontrar esperança? Onde buscar forças para continuar, neste capítulo da história marcado por temor, pranto e confusão?

A palavra de Deus tem a única resposta capaz de transformar o caos em esperança; de transformar o medo em confiança; de transformar o desespero em consolo.

O Salmo 130, verso 5, por exemplo, traz a segurança de um salmista que também se via naufragando em grande tribulação.

Entretanto, ele recorre a Deus, o único que poderia trazer esperança, em meio ao sofrimento que o afligia naquele momento.

Ele demostra segura confiança ao dizer: “Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.”

Creio ser este o bem mais precioso que deve conduzir nossa vida: esperança em Deus.

Deus não está agindo com indiferença em relação ao que está acontecendo no mundo.

Ele dirige toda a história. Cada capítulo dessa história não se desenvolve sem a sua infalível permissão. A palavra de Deus é perfeita. E ele cumpre com fidelidade tudo o que fez registrar nas sagradas Escrituras.
Por esta gloriosa razão, eu e você devemos também esperar em Deus.

Cremos que ele tem todo o poder para trazer a solução para um mundo abalado pela ação de um vírus mortal. Estamos certos de que Ele providenciará recurso para fazer cessar essa terrível praga, como aconteceu em outros momentos da história humana.

Por outro lado, a mais importante solução para a humanidade é a certeza de uma vida eterna com Deus.

A oportunidade tem sido dada para aqueles que ainda insistem em sua rebeldia para com Deus, e que não estão dispostos a se arrependerem de seus pecados. O único caminho para salvação já está traçado: é Cristo Jesus. E todo aquele que atende humildemente ao seu chamado passa a viver neste mundo, seguro na esperança e no consolo que só de Jesus pode vir.

Nosso tempo, nossos costumes também são muito difíceis, mas podemos, como o salmista no Salmo 130, depositar nossa confiança em Deus.

Somente nele nosso coração encontra conforto, paz e motivo para continuar nessa jornada, até que finalmente cheguemos à presença de nosso amado Redentor.
Sigamos juntos nesse propósito!

Rev. Jair B. Quirino