Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que seja para a salvação até aos confins da terra. Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. (Atos 13. 46-48)

Este trecho do livro de Atos revela que a pregação de Paulo e Barnabé causou grande expectativa e, ao mesmo tempo, esperança a uma comunidade que demonstrava sinais de cansaço com o ritualismo imposto pelo judaísmo.

Assim, houve um grande ajuntamento naquele sábado na sinagoga dos judeus, para ouvir a estes servos do Senhor. A mensagem foi pregada, a despeito dos obstáculos lançados por alguns judeus.

A verdade é que aquela mensagem tinha algo de diferente. Era revelado naquele momento que o grande Deus não faz acepção de pessoas e, que pelo seu poder, tornava puro o que um dia havia sido considerado imundo.

Os que creram no evangelho foram edificados e podiam, em meio às lutas e diversas provações, manter seus corações cheios de esperança.

Observamos, com grande alegria, que esta mensagem não estava restrita apenas aos ouvintes daquele sábado tão especial, quando Paulo e Barnabé pregaram a boa notícia de salvação em Jesus Cristo. Ela romperia a barreira do tempo, pois é eterna. Deus busca seu povo de toda raça, língua ou nação. Esta mesma mensagem também causa hoje o contentamento que alcançou àqueles ouvintes tão atentos, os quais receberam o evangelho, sem reservas.
A barreira de separação fora quebrada definitivamente por Jesus, ao vencer a morte de uma vez por todas. Os apóstolos pregaram isso. Barnabé e Paulo repetiram isso, e muitos foram atingidos por essa mensagem transformadora.

Cremos que esse mesmo evangelho sempre causará mudanças radicais nas pessoas. Essa mudança faz com que revelem uma vida transbordante de alegria no Espírito Santo, o que redunda em testemunho constante da palavra de Deus.

Portanto, mesmo que haja obstáculos ao evangelho, ele nunca deixará de causar, naqueles que o recebem, despertamento para ouvi-lo, ousadia para pregá-lo e alegria no viver diário.

Rev. Jair B. Quirino