“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. (1 Pedro 1.6-9)

♪♪ Peregrinando por sobre os montes 
E pelos vales, sempre na luz. 

♪♪ Cristo promete nunca deixar-me, 
“Eis-me convosco” – disse Jesus. 

Esta é a primeira estrofe do hino que traz por título “Brilho Celeste”, de H. J. Zelley e B. R. Duarte, contido no Hinário Novo Cântico.

Vemos que o autor deste belo hino procura expressar em todas as estrofes a esperança de que um dia estaremos na presença de Jesus, ao final de nossa peregrinação aqui na terra.

Por outro lado, na primeira carta de Pedro, o apóstolo exorta os crentes a se alegrar.

Ele escreveu sua primeira carta aos forasteiros da Dispersão, ou seja, homens e mulheres que constantemente foram alvos de grande perseguição, por causa da pregação do evangelho, e por isso tiveram de fugir para outras regiões.

Apesar das intensas provas, esses crentes são encorajados a permanecer firmes, na esperança que veio por meio da salvação em Jesus. Além dessa esperança viva, são exortados também a exultar. A exultação é caracterizada por uma alegria incontida.

Esse encorajamento também se aplica a nós, pois somente o que Jesus fez, ao oferecer sua vida por amor a pecadores, é capaz de encher o nosso coração dessa exultação e lançar para bem longe as inquietações e medos que procuram tirar de nós a paz.

Somos também peregrinos e, enquanto avançamos em nossa caminhada cristã aqui na terra, enfrentamos muitas lutas, mas prosseguimos como forasteiros que buscam alcançar seu destino final, onde as lutas e as tristezas não terão mais lugar nos corações.

Enquanto não entendemos a importância de uma vida fundamentada no evangelho da salvação em Cristo Jesus, somos peregrinos sem destino; sem esperança; sem alegria.

Jesus nos dá uma viva esperança e é por ela que avançamos, apesar das dificuldades e desafios nessa jornada, pois, como o autor da música Brilho Celeste destacou: Cristo promete nunca deixar-nos. Ele caminha conosco em nossa longa caminhada aqui na terra, rumo ao lar celestial. Esta é a certeza que enche o nosso coração de alegria.

                                                                               Rev. Jair B. Quirino